Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação termina nesta sexta-feira

Agência Brasil

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação termina nesta sexta-feira
Chega ao fim nesta sexta-feira (30), a Campanha Nacional de Multivacinação, que começou no dia 8 de agosto e seria encerrada em 9 de setembro, porém, foi prorrogada pelo Ministério da Saúde por conta da baixa adesão. A meta é imunizar, contra a pólio, 95% do público-alvo, formado por 14,3 milhões de crianças menores de 5 anos. Em Santa Maria, além de reforçar as coberturas de doenças que podem ser prevenidas, a prioridade é o aumento do índice de imunização contra a poliomielite, conhecida por causar paralisia infantil.

Crianças de 1 a 4 anos devem receber uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) previstas no esquema básico. Até o momento, segundo a pasta, 6.273.472 doses contra a pólio foram aplicadas nesse grupo, o que representa 54,21% do público-alvo.

Leia também

Confira a agenda de vacinação para a última semana de setembro em Santa MariaVacina contra a varíola dos macacos deve chegar ao Brasil ainda este mêsAlém das unidades de saúde, vacinação contra a pólio ocorre também em três bairros de Santa Maria

Alerta

Em nota, o ministério destacou que o Brasil é referência mundial em imunização e conta com um dos maiores programas de vacinação do mundo. Anualmente, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) aplica cerca de 100 milhões de doses. O Sistema Único de Saúde (SUS), segundo a pasta, tem capacidade para vacinar 1 milhão de pessoas por dia.

De acordo com o ministério, doenças que já foram eliminadas graças à vacinação, como a poliomielite, podem ser reintroduzidas no país devido às baixas coberturas vacinais, “voltando a ser um problema de saúde pública”. O Brasil já eliminou cinco doenças por meio de vacinação: a poliomielite, a síndrome da rubéola congênita, a rubéola, o tétano materno e neonatal e a varíola.

Multivacinação

Além da poliomielite, a campanha de multivacinação busca também aumentar a proteção contra outras doenças imunopreveníveis, veja quais:

PoliomieliteHepatites A e BVaricelaInfluenzaMeningocócica CMeningocócica ACWYHPV quadrivalente (Papilomavírus Humano)BCGFebre amarelaTríplice viralTríplice bacterianaPneumocócica 10 valentePentavalente (DTP/Hib/Hep B)VRH (Vacina Rotavírus Humano)VOP (Vacina Oral Poliomielite)Covid-19VIP (Vacina Inativada Poliomielite)

Ações contra a poliomelite prorrogadas no Estado

Devido às baixas coberturas vacinais, a Secretaria da Saúde (SES) prorrogará até 22 de outubro, no território gaúcho, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. No município de Santa Maria, até o início desta semana, a cobertura vacinal contra poliomielite estava abaixo dos 40%. Para atender os usuários que trabalham durante o dia, oito unidades atenderam em turno estendido ao longo da semana. Nesta sexta-feira (30), a ESF Roberto Binato, na Vila Caramelo, atende 17h às 19h30min.

*Com informações da Agência Brasil

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Artistas interessados em integrar elenco de “Um Encanto de Natal”, da Cia Sorriso Com Arte podem se inscrever até esta sexta Anterior

Artistas interessados em integrar elenco de “Um Encanto de Natal”, da Cia Sorriso Com Arte podem se inscrever até esta sexta

Moda: look monocromático e moda casual na coluna de Patrick Garcia Próximo

Moda: look monocromático e moda casual na coluna de Patrick Garcia

Geral