Crianças de 1 a 4 anos devem receber uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) previstas no esquema básico. Até o momento, segundo a pasta, 6.273.472 doses contra a pólio foram aplicadas nesse grupo, o que representa 54,21% do público-alvo.
Leia também
Confira a agenda de vacinação para a última semana de setembro em Santa MariaVacina contra a varíola dos macacos deve chegar ao Brasil ainda este mêsAlém das unidades de saúde, vacinação contra a pólio ocorre também em três bairros de Santa Maria
Alerta
Em nota, o ministério destacou que o Brasil é referência mundial em imunização e conta com um dos maiores programas de vacinação do mundo. Anualmente, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) aplica cerca de 100 milhões de doses. O Sistema Único de Saúde (SUS), segundo a pasta, tem capacidade para vacinar 1 milhão de pessoas por dia.
De acordo com o ministério, doenças que já foram eliminadas graças à vacinação, como a poliomielite, podem ser reintroduzidas no país devido às baixas coberturas vacinais, “voltando a ser um problema de saúde pública”. O Brasil já eliminou cinco doenças por meio de vacinação: a poliomielite, a síndrome da rubéola congênita, a rubéola, o tétano materno e neonatal e a varíola.
Multivacinação
Além da poliomielite, a campanha de multivacinação busca também aumentar a proteção contra outras doenças imunopreveníveis, veja quais:
PoliomieliteHepatites A e BVaricelaInfluenzaMeningocócica CMeningocócica ACWYHPV quadrivalente (Papilomavírus Humano)BCGFebre amarelaTríplice viralTríplice bacterianaPneumocócica 10 valentePentavalente (DTP/Hib/Hep B)VRH (Vacina Rotavírus Humano)VOP (Vacina Oral Poliomielite)Covid-19VIP (Vacina Inativada Poliomielite)
Ações contra a poliomelite prorrogadas no Estado
Devido às baixas coberturas vacinais, a Secretaria da Saúde (SES) prorrogará até 22 de outubro, no território gaúcho, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. No município de Santa Maria, até o início desta semana, a cobertura vacinal contra poliomielite estava abaixo dos 40%. Para atender os usuários que trabalham durante o dia, oito unidades atenderam em turno estendido ao longo da semana. Nesta sexta-feira (30), a ESF Roberto Binato, na Vila Caramelo, atende 17h às 19h30min.
*Com informações da Agência Brasil
Leia todas as notícias